A internet nada mais é do que um grande emaranhado de conteúdo: textos, vídeos e imagens. Existem trilhões de páginas na web, e somente através de pesquisas em mecanismos de buscas é possível encontrar exatamente o que estamos procurando.
O SEO (Search Engine Optimization) faz parte do marketing de busca e pode ser definido como o conjunto de técnicas que transmite aos buscadores a informação de que o seu site é realmente relevante para determinadas pesquisas. Para que isso ocorra, o seu site precisa contribuir oferecendo conteúdo único e de original.
O Google, conforme descrito em seu site, tem como missão: “(…) organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”.
Portanto, a chave do sucesso do algoritmo criado por Larry Page e Sergey Brin – fundadores do Google – é a precisão em oferecer a informação certa para cada usuário que realiza uma busca.
E como o Google identifica quais páginas são mais relevantes para determinadas pesquisas?
Esse algoritmo considera mais de 200 fatores para trazer os melhores resultados aos seus usuários. Veja uma breve explicação em How It Works.
Esses fatores podem ser separados em dois: SEO On-Page e SEO Off-Page.
SEO On-Page
São as características internas do seu site, como:
- Título
- Meta Descrição
- URLs Amigáveis
- Headers
- Alt Tag
- Redirecionamento
- Links Internos
- Velocidade
- Adaptação do layout para dispositivos Mobile
- Conteúdo de Qualidade
SEO Off-Page
Elementos que não são visíveis no site, como:
- Número de Backlinks para o seu site
- Qualidade e relevância dos Backlinks
- Sinais Sociais
Antes de qualquer coisa é indispensável fazer o planejamento, buscando as palavras-chave ideais para o projeto, analisando os concorrentes e definindo os objetivos que deseja alcançar com as buscas orgânicas.
Análise dos Resultados
O SEO traz resultados a médio e longo prazo e, dependendo do segmento, pode demorar 6 meses, um ano ou até mais. Para medir a evolução dos resultados é indispensável que o Analista SEO utilize ferramentas como o Google Analytics e Webmasters Tools. Somente dessa maneira é possível conseguir estatísticas como: quantidade de visitas, origem dessas visitas, tempo de permanência no site, quantidade de páginas visualizadas, quais as páginas com maior quantidade de visitas e outras métricas.
O post O que é SEO? apareceu primeiro em Mídia Boom.